Você sabe a diferença? Hipertireoidismo x Hipotireoidismo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
WhatsApp Image 2021-04-06 at 13.39.44

Mais de 15% da população brasileira apresenta problemas na glândula da tireoide e, dentre as doenças que mais afetam este órgão estão o hipertiroidismo e o hipotireoidismo.
🩺
Estas doenças até podem ter nomes parecidos, mas são completamente diferentes. Vamos analisar cada uma delas!
🤓
O hipotireoidismo ocorre quando há queda na produção dos hormônios T3 e T4 produzidos pela tireoide, causado algumas vezes por disfunção autoimune da tireoide, que começa a atacar a própria glândula . Ele atinge mais as mulheres no período do climatério.

Os principais sintomas que demonstram baixa cirurculação dos hormônios tireoidianos são: intestino preso, menstruação irregular, diminuição da memória, cansaço excessivo, queda de cabelo, dores musculares, alterações de humor e ganho de peso.
🆘
Já o hipertireoidismo é uma outra disfunção da glândula, mas neste caso a produção de hormônios fica acima do necessário, fazendo com que haja uma hiperatividade da tireoide.

Os principais sintomas são: aceleração nos batimentos cardíacos, nervosismo, mãos trêmulas e sudoreicas, calores repentinos, intestino solto, brusca perda de peso.
🆘
O tratamento das duas doenças se dá com a regularização sintética (através de medicamentos) do equilíbrio hormonal para aquele organismo e em alguns casos cirurgia!
👩🏼⚕️
Neste caso, apenas o médico, diante da avaliação individualizada do paciente, poderá determinar qual o medicamento mais adequado.

Dra Yasmin Guimarães

Dra Yasmin Guimarães

Cirurgiã de Cabeça e Pescoço

Deixe um comentário