Hoje vamos conversar sobre uma questão que gera desespero em alguns pacientes quando eles descobrem em sua rotina, um “”caroço”” na bochecha.
⠀ Muitos chegam até o consultório bastante assustados com o que encontraram, mas será mesmo que é um câncer
⠀ A parótida é uma glândula salivar localizada na região anterior e próxima da orelha. São duas, uma em cada lado da face, ambas responsáveis pela saliva produzida no organismo.
⠀ Assim como muitas outras partes do corpo humano, as glândulas parótidas podem sim desenvolver nódulos.
Eles se formam devido a grande proliferação de células na região, mas não necessariamente tem características de malignidade.
⠀ Aproximadamente 80% dos nódulos alocados nas glândulas são benignos e o subtipo mais comum é o adenoma pleomórfico.
Alguns tumores têm relação direta com o mau hábito de fumar, eles são os tumores de Warthin. Tanto um quanto o outro são tumores benignos.
⠀ Mas é claro que não podemos descartar a possibilidade desta proliferação de células sofrer uma mutação e se transformar sim em um câncer de parótida.
⠀ Por isso, ao notar qualquer alteração nodular na região da cabeça e pescoço, o paciente deve imediatamente procurar um médico para que a investigação e o diagnóstico sejam feitos com agilidade.
⠀ Você já sabia desta informação? Não?! Então me ajude a divulgar para que mais pessoas tenham conhecimento sobre este assunto!
Clique no aviãozinho e encaminhe a mensagem para seus amigos!
Nódulo na parótida pode ser câncer!
Facebook
WhatsApp
LinkedIn


Dra Yasmin Guimarães
Cirurgiã de Cabeça e Pescoço