Nódulos Cervicais

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
WhatsApp Image 2021-04-14 at 16.16.52 (1)

A região cervical é a região do pescoço. Quando há aparecimento de um “caroço “ nessa região, chamamos isso de nódulo! Quando é identificado e maior que 3 cm de diâmetro, passamos a chamá-lo de massa.
🆘
Os nódulos cervicais podem ter origem em diversas doenças como: neoplasias, processos inflamatórios e afecções congênitas. Uma vez que o paciente identifica o nódulo, deve imediatamente procurar um médico para fazer a análise técnica do problema.
🆘
Na avaliação clínica o médico examinará as características palpáveis do tumor e investigará os hábitos do paciente como: consumo de bebidas alcóolicas, se é fumante ou não, além dos registros de sintomas que podem acompanhar a doença, como sudorese noturna, febre, cansaço, entre outros.
🆘
Após esta análise clínica o médico solicitará exames de imagem, e pode requerer a punção ou não daquele nódulo. Confirmado o diagnóstico, será prescrito o tratamento.
🆘
Os sete principais tipos de tumores que afetam a região cervical são:
🆘
Tumores malignos que atacam a glândula tireoide: Carcinoma papilífero de tireoide; Carcinoma medular de tireoide; Carcinoma anaplásico de tireoide
🆘
Tumores benignos e malignos que atingem as glândulas salivares: Adenoma pleomórfico (tumor benigno); Carcinoma mucoepidermoide; Carcinoma adenoide cístico; Caricinoma espino-celular de mucosa do trato aero-digestório alto.
🆘
Tumores malignos de boca , orofaringe e laringe!

Dra Yasmin Guimarães

Dra Yasmin Guimarães

Cirurgiã de Cabeça e Pescoço

Deixe um comentário